Uma panda vai ao dentista
Por O Globo | Agência O Globo – qui, 11 de set de 2014
SÃO DIEGO - A temida visita ao dentista não se limita aos humanos. Foi o que descobriu Bai Yun, uma panda fêmea do Zoológico de San Diego, nos Estados Unidos, conhecida por mastigar bambu por até 12 horas por dia. Quando ela quebrou um dente inferior, os veterinários tiveram de consertá-lo rapidamente para que a panda gigante pudesse continuar com a sua rotina.
Depois do exame dentário e de tirar raio-x, na quarta-feira, Bai Yun teve de tomar anestesia para que o dente fosse reparado. Os veterinários usaram um grande instrumento dentário para preencher o dente e utilizaram uma luz para selá-lo. Para evitar mais danos e cobrir a parte lascada, eles também fizeram um procedimento restaurador na panda.
Já em idade avançada para um panda em cativeiro, Bai Yun tem 23 anos e é mãe de seis. O zoológico explica que o bambu é parte do alimentos pandas e que a planta é mastigável. No entanto, para se obter a nutrição necessária, o animal deve quebrá-la em pedaços e mastigar bastante, o que acaba desgastando os dentes com o tempo.
Os pandas gigantes são parte de um programa de pesquisa americana e vieram emprestados da China. O Jardim Zoológico de San Diego é um dos quatro nos Estados Unidos que participam do estudo, que tem como objetivo aprender um pouco mais de perto sobre a espécie, que está criticamente ameaçada de extinção.
Estima-se que apenas cerca de 1.600 pandas são deixados em estado selvagem na China, em parte por causa do desmatamento e da expansão da agricultura. Eles perderam muito de seu habitat da floresta nas áreas montanhosas do Sudoeste da China para estradas e ferrovias, de acordo com a organização sem fins lucrativos World Wildlife Fund.
via ; yahoo noticias
via ; yahoo noticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário