sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Revolução Industrial Inglesa

três tipos de maquinas destruíram o velho mundo e construíram o novo. A primeira foi a maquina de fiação, a segunda o tear mecânico e a terceira o motor a vapor.
No ano de 1765, james hargreaves aperfeiçoou a maquina de fiação manual batizando-a com o nome de sua esposa Spinning jenny, a maquina primitiva de fiar de fusos múltiplos, essa maquina iniciou a revolução na manufatura da lã, a fiação era até então um processo lento, pois só se podia fiar um fio de cada vez, james colocou oito fusos numa armadura e movia todos eles com uma manivela dessa forma fiava oito fios simultaneamente. A geniosidade dele causou o desagrado dos fiandeiros, porque temiam ficar sem trabalho por causa da maquina, mas ele não desistiu e logo depois desenvolveu outra maquina q fiava 16 fios ao mesmo tempo
Em 1784 a população de uma pequena aldeia no na região central do pais estava inquieta por causa do que acontecia na casa do ministro da aldeia o reverendo edmund Cartwright, a população acreditava que ele praticava bruxaria, ele havia inventado uma maquina acelerando assim o processo de industrialização. A partir de então a fonte de energia seria a agua a força da agua corrente foi utilizada para movimentar uma maquina de tecer. Estava criado o tear mecanico, o trabalho manual na indústria têxtil foi abondonado. O tear mecanico era caro e não cabia na casa. Comprando  vários teares e colocando num prédio, foi desse jeito que o tear mecanico acelerou o crescimento da indústria e do sistema industrial, a partir dessa época o tecelão passou a trabalhar fora de casa.
James watt observando a chaleira de sua mae percebeu que podia inventar algo. O primeiro motor a vapor foi produzido por thomas newcomen em 1705 e era utilizado para tirar agua das minas de carvão. Um desses motores foi levado pra oficina de watt para concerto. por volta de 1781 melhorou o motor transformando em grande fonte de força. Ela era uma fonte barata para dar movimento a qualquer maquina.
As duas maquinas anteriores foram abandonadas, a cidades grandes surgiram nos 100 anos. Apareceu o capitalista dono de muitos teares e empregador de centenas de trabalhadores. Com a revolução a Inglaterra transformou-se no centro industrial do mundo. A maior parte da população era pobre, a vida deles era uma luta pela sobrevivência, tinha dois inimigos o empregador e a maquina. Crianças e mulheres trabalhavam com longos horários de trabalho.
A reforma : Em 1842 aprovaram a lei das minas que proibia o trabalho de menores de 10 anos e de mulheres nas minas de carvão. Em 1847 a lei das 10 hrs a jornada de mulheres e crianças na indústria têxtil tinha q ser de no máximo 10 hr e em 1875 os sindicatos ganharam proteção legal.
A produtividade foi o outro motivo, na época da produção manual, a produção de um sapato levava ate 18 hrs, pois um único artesão fazia tudo, ele tinha que trabalhar muito pra compensar a baixa produtividade, o preço era elevado e poucos pessoas podiam comprar. Com a evolução a produtividade cresceu e houve uma divisão, cada um fazia uma  tinha uma função repetindo ela, o tempo de produção foi reduzido a 20 min, assim a produtividade aumentou e o preço baixou. A carga horaria diminui e o salario aumentou.

Sec 19 foi uma época de grandes realizações para a Inglaterra, ela se transformou economicamente. Ela era a fabrica do mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário